Informações Gerais – Pneus Agrícolas
CONCEITO DE HIDROINFLAÇÃO
A tração ou a força de tração que um pneu pode exercer é proporcional ao peso exercido por ele contra o solo. Com o objetivo de lastrear o conjunto equipamento\pneu, recomenda-se o enchimento de até 75% de seu volume interno com água ou solução de cloreto de cálcio para pneus diagonais e 40%, no máximo, para pneus radiais.
BAIXA PRESSÃO:
Causa o aumento de flexão nas laterais, gerando calor na parte interna e maior incidência de carga nos ombros.
Causa muitos danos aos pneus:
- Desgaste geral rápido dos pneus;
- Maior desgaste nos ombros;
- Rachaduras na carcaça;
- Quebra circunferêncial da carcaça
- Separação entre lonas;
- Aumenta o consumo de combustível;
- Trinca na base das bandas.
EXCESSO DE PRESSÃO:
Os efeitos do excesso de pressão são menores do que os da baixa pressão. A flexão é menor e a incidência de calor passa a ser no centro da banda.
As consequências nos pneus são:
- Desgaste maior no centro da banda;
- Rachaduras na base dos sulcos;
- Facilidade na penetração de objetos;
- Propensão a estouros por impacto;
- Desgaste de suspensão (veículo fica mais “duro”)