Informações Gerais – Pneus Agrícolas

CONCEITO DE HIDROINFLAÇÃO

A tração ou a força de tração que um pneu pode exercer é proporcional ao peso exercido por ele contra o solo. Com o objetivo de lastrear o conjunto equipamento\pneu, recomenda-se o enchimento de até 75% de seu volume interno com água ou solução de cloreto de cálcio para pneus diagonais e 40%, no máximo, para pneus radiais.

BAIXA PRESSÃO:

Causa o aumento de flexão nas laterais, gerando calor na parte interna e maior incidência de carga nos ombros.

Causa muitos danos aos pneus:

  • Desgaste geral rápido dos pneus;
  • Maior desgaste nos ombros;
  • Rachaduras na carcaça;
  • Quebra circunferêncial da carcaça
  • Separação entre lonas;
  • Aumenta o consumo de combustível;
  • Trinca na base das bandas.

EXCESSO DE PRESSÃO:

Os efeitos do excesso de pressão são menores do que os da baixa pressão. A flexão é menor e a incidência de calor passa a ser no centro da banda.

As consequências nos pneus são:

  • Desgaste maior no centro da banda;
  • Rachaduras na base dos sulcos;
  • Facilidade na penetração de objetos;
  • Propensão a estouros por impacto;
  • Desgaste de suspensão (veículo fica mais “duro”)